Seja bem-vinda/o ao conversas do Ateliê!
Na mesa temos Paulo Henrique Martins, André Magnelli e Lucas Faial Soneghet. Nesse episódio conversamos sobre a leitura no mundo de hoje.
Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil de 2024, o percentual de leitores caiu em todas as regiões do Brasil no período de 2019 a 2024. Por exemplo, na região Sudeste caiu de 51% para 46% e na região Norte, de 63% para 48%. Dados do American Times Use Survey de 2021 mostram que, nos Estados Unidos, o tempo médio dedicado à leitura por dia para adultos é de apenas 17 minutos. No mundo das telas e do conteúdo rápido, temos acesso a um enorme volume de informação em formatos e entonações variadas. É bem possível afirmar que lemos uma grande quantidade de coisas em nossos celulares, notebooks e tablets. Diante disso, podemos perguntar: estaríamos lendo menos ou nossa relação com a informação, incluindo o modo de ler, mudou?
Na década de 1960, o estudioso das mídias Marshall McLuhan argumentou que o advento da televisão mudaria radicalmente o jeito que pensamos. Não somente porque, para ecoar sua célebre frase, a mídia é a mensagem, mas também porque os meios de veiculação da informação têm efeitos profundos no nosso modo de apreensão. Segundo McLuhan, a cultura letrada, associada à prensa, engendra uma ênfase visual baseada na continuidade, na uniformidade e na sequência, como as linhas de um texto. A televisão, por sua vez, não funciona por lógica linear ou sequencial e exige um envolvimento sensorial maior dos usuários, apresentando-os um conjunto de imagens e sensações simultaneamente.
Atualmente, lemos cada vez mais informações fragmentadas, recortadas em pequenos segmentos e em mídias que carregam em si uma variedade de outros estímulos. A imagem do leitor com seu livro não parece mais ser predominante. O que isso significa para nós? Quais efeitos isso acarreta nosso modo de processar o conhecimento? Estaria a leitura acabada ou profundamente transformada? Se mudou, qual é seu lugar no mundo de hoje?
Fontes:
Retratos da Leitura: https://www.prolivro.org.br/pesquisas-retratos-da-leitura/as-pesquisas-2/
American Times Use Survey: https://www.cnbc.com/2019/01/29/24-percent-of-american-adults-havent-read-a-book-in-the-past-year--heres-why-.html
Tópicos: Leitura; Conhecimento; Informação.
Youtube: https://youtu.be/r702-sfbt5Y
Torne-se sócio-apoiador do Ateliê Clube!
Clique no link para apoiar o Ateliê de Humanidades nos regimes Padrão, Premium e Sócio-leitor e receba quinzenalmente uma conversa com um dedo de prosa, um tanto de inteligência e um bocado de questões do momento. Você encontra as opções de apoio na página inicial do site, clicando em "Torne-se Sócio-Apoiador Aqui": https://ateliedehumanidades.com/