Inês Marinho (parte 2): “Antes dizia que se há um fascista na mesa e te sentas, passam a ser dois fascistas. Mudei. É importante o diálogo”
Nesta segunda parte da conversa, a ativista e fundadora da associação Não Partilhes, Inês Marinho, reflete sobre a urgência de se criar pontes e diálogos entre grupos para uma efetiva mudança e uma sociedade mais igualitária e justa para todos.Inês revela ainda ter sofrido violência no namoro e as histórias e partilhas surpreendentes que recebe sempre que discute esse e outros temas nas escolas.Depois destaca ainda o valor da disciplina de “Cidadania e Desenvolvimento” nas escolas e da formação dos professores que a dão.“A disciplina de Cidadania está a ser levada como algo sem importância nas escolas. Mas é a base de todas as disciplinas. Espero que haja um bloqueio da parte do PR se houver uma tentativa de retrocesso”.No final, revela as músicas que a acompanham, lê o monólogo “Cool Girl”, do filme “Gone Girl”, partilha algumas sugestões culturais e os seus pequenos grandes prazeres. Boas escutas!See omnystudio.com/listener for privacy information.
Inês Marinho (parte 1): “Quando fui alvo de violência sexual, com partilha de ‘nudes’, tinha superado um cancro. Estava mais forte e segura”
Ela é uma das presenças mais vocais nas redes sociais, em palestras e escolas a consciencializar as pessoas para a gravidade dos crimes de violência sexual e partilha de imagens íntimas de raparigas e mulheres sem o seu consentimento. Inês Marinho também sofreu isso na pele. Aos 21 anos descobriu que estavam a ser partilhadas imagens íntimas suas em várias redes sociais e sites pornográficos. Desde aí, Inês criou a associação “Não Partilhes”, que conta com quase 60 mil seguidores, um projeto pioneiro em Portugal dedicado à sensibilização, prevenção e apoio a sobreviventes deste tipo de violência digital. Ouçam-na nesta primeira parte do podcast “A Beleza das Pequenas Coisas”, de Bernardo Mendonça.See omnystudio.com/listener for privacy information.
Especial ao vivo na Feira do Livro com Luísa Costa Gomes e Rui Cardoso Martins (parte 2): “Escrever é para mim o antiabismo”
Nesta segunda parte da conversa, os escritores Luísa Costa Gomes e Rui Cardoso Martins começam por comentar o que os perturba e ilumina atualmente no país, no dia em que se celebra o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Depois abrem os seus mais recentes livros, leem um excerto, e revelam um pouco do que lá vai dentro. Luísa conta como fez a seleção dos contos "O Triunfo do Triunfo" e Rui Cardoso Martins revela como usa o humor para aprofundar, e não para aligeirar, e recorda como o texto que dá arranque ao seu romance "As Melhoras da Morte", foi escrito sem o autor saber que ia resultar num romance. E ainda partilham os autores que andam a ler. Luísa lê Camões e Rui lê o romancista russo Andrei Platonov. No final, há ainda espaço para se ouvir uma pergunta do público que confronta algumas afirmações de Luísa e Rui. Boas escutas!See omnystudio.com/listener for privacy information.
Especial ao vivo na Feira do Livro com Luísa Costa Gomes e Rui Cardoso Martins (parte 1): “A imperfeição é a grande arma da Humanidade”
Nesta edição especial gravada ao vivo na Feira do Livro de Lisboa, os escritores Luísa Costa Gomes e Rui Cardoso Martins falam do que os entusiasma mais na literatura e o que os motiva a escrever, revelam o seu processo de criação e como os erros no caminho podem ser espantosos e férteis. E ainda discutem as inquietações e perigos que a IA levanta ao pretender substituir o pensamento, a investigação e a criação humana. “É de uma perfeição estúpida.” Ouçam-nos nesta primeira parte do podcast “A Beleza das Pequenas Coisas”, de Bernardo MendonçaSee omnystudio.com/listener for privacy information.
Especial Dia Mundial da Criança (parte 2): Alice e Simão, de 15 anos, partilham ideias para o futuro e por onde andam os seus desejos e incertezas
Nesta segunda parte da conversa, os jovens Alice Durnholz e Simão Pinto Soares falam do futuro que imaginam para si, que mudanças desejariam para o país e para o mundo, revelam as dificuldades que enfrentam atualmente os jovens e por onde andam os seus desejos e indecisões. E partilham ainda as músicas que andam a ouvir, várias sugestões culturais e as pequenas coisas a que atribuem atualmente interesse e beleza. Boas escutas!See omnystudio.com/listener for privacy information.