Lídia Jorge (parte 1): “Acabámos de atravessar a lama. Estou cheia de esperança. Ao mesmo tempo, há avanços em marcha-atrás para as trevas medievais”
É uma das vozes mais relevantes e notáveis da literatura portuguesa contemporânea. Foi a primeira mulher escritora distinguida com o Prémio Pessoa 2025 e é o primeiro nome da língua portuguesa a receber o prestigiado Médicis Étranger. Autora de 13 romances, prepara-se para lançar em abril um novo livro, “O Céu Cairá Sobre Nós - 30 Crónicas e um Discurso”, com textos publicados no El País e o célebre discurso do 10 de Junho, com uma importante lição de História, decência e humanidade. Ouçam-na nesta conversa em podcast com Bernardo Mendonça See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mateus Solano (parte 2): “Quanto mais famoso me tornei, mais me senti figurante. As pessoas já não olhavam para mim, mas para a personagem que eu fazia na novela”
Nesta segunda parte do podcast “A Beleza das Pequenas Coisas”, o ator brasileiro Mateus Solano dá conta das transformações e reflexões pessoais que a criação do monólogo “O Figurante” lhe trouxe, deixa o alerta de como a obsessão pelos ecrãs, redes sociais e tecnologia está a alienar a sociedade e depois revela qual o seu maior medo na vida. Mateus partilha ainda algumas das músicas que o acompanham, lê um texto da escritora, contista e jornalista Marina Colasanti, sobre como nos acostumamos a tanta coisa que nos desagrada e afasta de nós, e ainda revela os pequenos prazeres dos seus dias. Boas escutas! Músicas: “Alguém Cantando” - Caetano Veloso “Água & Vinho” - Egberto Gismonti “Sei de um Rio” - Camané “A Roda” - Gilberto Gil. Leitura: Texto de Marina Colasanti Podcast: “Elefantes na Neblina”, de Larry Go, Larry Be & Larry SnowSee omnystudio.com/listener for privacy information.
Mateus Solano (parte 1): “Há uma grande perdição neste tempo da pós-verdade e da inteligência artificial. A inteligência que nos move é a da natureza”
É um dos mais populares atores brasileiros, conhecido dos portugueses pela personagem Félix, na novela “Amor à Vida”, transmitida pela SIC, em 2013, onde foi um vilão, cheio de humor e carisma. Formado no Teatro e com inúmeros prémios no currículo, acaba de estrear no Teatro Maria Matos, em Lisboa, a peça “O Figurante” que reflete sobre como a ânsia de pertencer a este mundo pode afastar as pessoas de si mesmas. “Eu próprio, quanto mais famoso me fui tornando, mais figurante me fui sentindo. Só agora me sinto mais protagonista da minha vida.” Ouçam-no nesta conversa em podcast com Bernardo MendonçaSee omnystudio.com/listener for privacy information.
Especial ao vivo Podfest 2026 com Daniel Sampaio e Gabriela Moita: “O erotismo é fundamental em todas as fases de uma relação amorosa e em todas as idades”
Num momento em que o país volta a discutir os seus valores e divide-se entre a tentação fácil da mentira e do populismo e a complexidade dos factos e da verdade, o jornalista Bernardo Mendonça desafia a psicoterapeuta Gabriela Moita e o psiquiatra Daniel Sampaio a deitarem o país no divã para esclarecerem os maiores desafios, medos, equívocos e armadilhas que persistem na sociedade e intimidade e se fazem sentir na hora de votar. Ouçam-nos nesta conversa desassombrada gravada ao vivo na 3ª edição do Expresso Podfest, para o podcast “A Beleza das Pequenas Coisas”, que conta com uma atuação especial ao vivo de A garota não, que toca o novo genérico original deste podcast.See omnystudio.com/listener for privacy information.
MARO (parte 2): “Já me disseram que não devia lançar tanta música, nem seguir este estilo. Mas o meu objetivo não é ficar famosa, mas fazer o que gosto”
Nesta segunda parte do podcast “A Beleza das Pequenas Coisas”, a cantora e compositora MARO fala da emoção de ter ao seu lado, na tournée do novo disco “So Much Has Changed”, a sua família portuguesa e brasileira, tanto no palco e bastidores, e revela como compôs as músicas deste álbum, numa fazenda do interior de São Paulo, a morada do “seu pai brasileiro”. E MARO ainda conta como continua a demarcar-se da cultura de competição da indústria musical, como torce o nariz aos mandamentos das fórmulas de sucesso, para se manter fiel a si mesma e como lhe apetece continuar na música e na vida. No final, partilha as músicas de outros artistas que anda a ouvir, lê um poema de Gonçalo Câmara, deixa uma sugestão cultural e descreve alguns dos seus pequenos prazeres quotidianos. Boas escutas! Leitura: Poema do livro “Nuvem Cortante”, de Gonçalo Câmara Sugestão Cultural: Peça de Teatro “À primeira vista”, de Suzie Miller, com Margarida Vila-Nova, no Teatro Maria Matos Músicas: “KISS ME” - MARO “this is me now“ - Martin Luke Brown “Me (heavy)” - fred again “Steel” - Matt Champion ft. Dora JarSee omnystudio.com/listener for privacy information.