Cigarro e ultraprocessados: uma relação íntima
Você sabia que a fabricante do Marlboro já foi dona da segunda maior empresa de alimentos do mundo? Nesse episódio, abordamos o casamento entre cigarros e ultraprocessados – uma relação que começou na década de 1960, teve seus altos e baixos, mas segue viva até hoje. Se antes gigantes como Philip Morris iam às compras, levando pra casa firmas do porte da Nabisco, agora os negócios são mediados pelo capital financeiro. E têm como alvo startups de suplementos, como a brasileira Mais Mu.A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. ACT Promoção da Saúde, Porticus, Oak Foundation, Fundação Ford, Instituto Ibirapitanga e Fundação Heinrich Boll são apoiadores regulares dos nossos projetos.Entre em nosso canal do WhatsApp e fique mais perto da nossa comunidade. Contamos com a colaboração de leitores e ouvintes para continuar produzindo conteúdo independente e de qualidade. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue o Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!
Plástico sem fronteiras
Com produção desenfreada e reciclagem deficiente, o plástico vaza pros rios e oceanos. E prejudica os organismos até em nível molecular. No último episódio da série especial “Habitat do plástico”, te convidamos para um passeio pelas águas onde os plásticos boiam, se fragmentam e afundam, para entender quais são as consequências da contaminação por plásticos nos ecossistemas aquáticos.A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. ACT Promoção da Saúde, Porticus, Oak Foundation, Fundação Ford, Instituto Ibirapitanga e Fundação Heinrich Boll são apoiadores regulares dos nossos projetos.Entre em nosso canal do WhatsApp e fique mais perto da nossa comunidade. Contamos com a colaboração de leitores e ouvintes para continuar produzindo conteúdo independente e de qualidade. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue o Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!
O óleo que virou plástico
O plástico tem mil e uma possibilidades. Inclusive, dar mais lucro para a indústria do petróleo – matéria-prima essencial para sua produção. No segundo episódio da série especial “Habitat do plástico”, nossa equipe foi até o centro da Terra para entender a origem do plástico, e por que ela explica tanta coisa sobre o processo de dominação dele sobre outros materiais.A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. ACT Promoção da Saúde, Porticus, Oak Foundation, Fundação Ford, Instituto Ibirapitanga e Fundação Heinrich Boll são apoiadores regulares dos nossos projetos.Entre em nosso canal do WhatsApp e fique mais perto da nossa comunidade. Contamos com a colaboração de leitores e ouvintes para continuar produzindo conteúdo independente e de qualidade. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue o Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!
Um inimigo fácil de engolir
De embalagens de alimentos ao celular na nossa mão, o plástico é onipresente. Nos últimos anos, no entanto, a ciência comprovou que ele foi ainda mais longe: o corpo humano. No primeiro episódio da série “Habitat do plástico”, a gente te convida a refletir sobre os plásticos que estão passeando e até morando no nosso corpo, além dos possíveis riscos dessa contaminação para a saúde.A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. ACT Promoção da Saúde, Porticus, Oak Foundation, Fundação Ford, Instituto Ibirapitanga e Fundação Heinrich Boll são apoiadores regulares dos nossos projetos.Entre em nosso canal do WhatsApp e fique mais perto da nossa comunidade. Contamos com a colaboração de leitores e ouvintes para continuar produzindo conteúdo independente e de qualidade. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue o Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!
Comensalidade em 10 m²
Uma pessoa se senta no chão, outra sobre a cama. Entre elas, uma cadeira de boteco faz as vezes de mesa. O que resta do comer em conjunto num apartamento de dez metros quadrados? Nossa equipe testa os limites da comensalidade em um universo de pias minúsculas, fogão nenhum e muitos pratos congelados. Este episódio tenta entender as razões do boom dos imóveis pequenos e explica como uma política voltada à população de baixa renda foi subvertida por grandes empresas.A ficha técnica completa, com todas as fontes de informação está disponível em nosso site. O Joio e o Prato Cheio são mantidos com o apoio de organizações da sociedade que atuam na promoção da alimentação adequada e saudável. ACT Promoção da Saúde, Porticus, Oak Foundation, Fundação Ford, Instituto Ibirapitanga e Fundação Heinrich Boll são apoiadores regulares dos nossos projetos.Entre em nosso canal do WhatsApp e fique mais perto da nossa comunidade. Contamos com a colaboração de leitores e ouvintes para continuar produzindo conteúdo independente e de qualidade. Se puder nos apoiar financeiramente, todos os caminhos estão aqui. Se não puder, divulgue o Prato Cheio pra família e amigos, isso nos ajuda muito!