T4, Ep. 22| «E se?», um multiverso de golos e goleadores: de Eusébio e Gomes até Gyokeres
O desafio proposto é curioso. Quase um multiverso do golo em Portugal. E se dividíssemos a liga portuguesa a meio, como se fosse o Clausura e Apertura argentinos, para alterarmos os resultados relativos ao melhor marcador de cada época? Os resultados são surpreendentes, sim, e os nomes também. Percorremos de fio a pavio estes «Bola de Prata», com muitos goleadores e memórias a acompanhá-los. Este «e se?» não nos deixa ficar mal.
T4, Ep. 19 | João V. Pinto: «Senti na pele a degradação do Benfica»
O Menino de Ouro dos anos 90 chama-se João Vieira Pinto e é especialíssimo convidado do DESTINO: SAUDADE. Há a noite de 14 de maio de 1994 em Alvalade, prova metafísica da perfeição num relvado de futebol, mas o génio não se esgota aí. JVP é bicampeão mundial de sub20 e o homem que atravessa o Vietname benfiquista com a equipa ao colo. Na primeira parte da conversa, o menino do Bairro do Falcão fala do aparecimento no Boavista, do falhanço em Madrid ao lado de Paulo Futre e da relação eterna com os seus antigos colegas da geração de Riade-89 e Lisboa-91.
T4, Ep. 18 | O Milan no Barreiro, a Juventus no Funchal: as mais loucas aventuras lusas na UEFA
Ainda se lembra do dia em que o Lyon jogou em Faro? E da visita da Juventus ao Estádio dos Barreiros? Espere, calma, não nos diga que numa certa tarde o AC Milan jogou no Barreiro? Depois de fechar a boca de tanto espanto, venha connosco pela viagem completa dos clubes portugueses de média e pequena dimensão nas competições da UEFA. O episódio é sobre eles, sobre os seus feitos na Europa, alguns verdadeiramente surpreendentes. Ah, quer mais exemplos? Barreirense-Dínamo Zagreb. Estoril-PSV. Rio Ave-Milan. E muitos Belenenses-Barcelona. Uma maravilha, muitas maravilhas.
T4, Ep. 17 | «Só há um 'pai' do Rodrigo Mora no FC Porto: eu e mais ninguém»
Na segunda parte da entrevista a António Folha no DESTINO: SAUDADE, os anos de treinador no FC Porto (formação e equipa B) são passados a pente fino e não faltam elogios a nomes agora importantes. Acima de todos? Rodrigo Mora. Folha reclama a paternidade desportiva do pequeno génio de Custóias e compara-o a João V. Pinto e a Alentichev. A conversa acaba com mais palavras bonitas, estas sobre António Simões, um dos monstros sagrados do... Benfica. É a Parte 2 de uma visita especial do antigo extremo e atual treinador ao zerozero.
T4, Ep. 16 | ESPECIAL Folha: «O João Pinto dizia-me assim: 'No FC Porto levas calado e dás calado'»
António Folha, campeão do mundo de sub20, pentacampeão nacional, quase 200 jogos pelo FC Porto e membro importante de Portugal no Euro96. Visita especial no DESTINO: SAUDADE para uma conversa dividida em duas partes. Neste primeiro episódio, o antigo extremo recorda os dias loucos do título de 89 em Riade, os treinos implacáveis de Rodolfo Reis no Gil Vicente e o dia em que se trancou na sala de um treinador para o confrontar diretamente. Um conversador de excelência, dono de uma carreira riquíssima.