D. Antónia Ferreira, a “Ferreirinha”, a lenda do Douro
Nascida e criada no Douro, Antónia Adelaide Ferreira, mais conhecida por Ferreirinha, é, ainda hoje, uma lenda em terras durienses. E não só pela sua fortuna colossal, pelos seus vinhos de exceção ou pela forma como geriu as suas inúmeras quintas mas também pela sua ação benemérita. Já viúva do seu primeiro casamento, a Ferreirinha fugiria para Londres com a filha para escapar à cobiça do então homem mais poderoso de Portugal, o Duque de Saldanha. Este tentaria raptar-lhe a filha, de 11 anos, para casa-la com o seu filho. As duas só regressariam após a queda do governo de Saldanha. Durante a sua vida, o Douro atravessaria várias crises. D. Antónia enfrentou-as todas com determinação acabando por sair delas sempre mais reforçada. Quando morreu, aos 81 anos era a maior e a mais próspera proprietária do Douro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
Egas Moniz, o primeiro prémio Nobel português
Neste episódio de “A História repete-se”, Margarida de Magalhães Ramalho e Lourenço Pereira Coutinho convidaram Paulo M. Morais, biógrafo de Egas Moniz, para conversarem sobre a vida surpreendente deste médico, político e escritor, que foi o primeiro português laureado com o prémio Nobel (1949). Quais as origens de Egas Moniz e de que forma influenciaram a sua vida? Como foi o seu acidentado percurso político? E por que motivos começou a focar-se sobretudo na investigação, numa altura em que já tinha passado dos 50 anos? Ainda, que descobertas científicas lhe valeram o prémio Nobel? Por fim, qual a sua relação com o Estado Novo e como foi que Salazar reagiu à atribuição do Nobel?, 16:59See omnystudio.com/listener for privacy information.
As desventuras de Carol II, o rei da Roménia que se exilou em Portugal
Neste episódio, Margarida de Magalhães Ramalho e Lourenço Pereira Coutinho conversam sobre Carol II, rei da Roménia entre 1930 e 1940, que morreu no exílio no Estoril, Portugal, em 1953. Qual o contexto político, económico e social da Roménia nas décadas de 1920 e 1930? Que motivo obrigou Carol, enquanto príncipe herdeiro, a abdicar do seu direito ao trono romeno? E como foi que, de forma arrojada, ele regressou à Roménia em 1930 para tornar-se rei? Quem foi a mulher que, contra tudo e todos, esteve sempre a seu lado? Por fim, o que levou à sua abdicação, como foi o seu exílio e qual o destino do seu diário?See omnystudio.com/listener for privacy information.
Portugal, a última esperança para quem fugia ao nazismo
Em 1940 a França rendia-se à Alemanha nazi e chegavam às fronteiras portuguesas milhares de refugiados. Quem eram os que chegavam e como lidaram os portugueses, habituados a uma vida pacata e provinciana, com as “modernices” trazidas pelos estrangeiros? Neste episódio, Margarida de Magalhães Ramalho e Lourenço Pereira Coutinho vão conversar sobre a neutralidade portuguesa durante a II Guerra Mundial e de como Lisboa se tornou, por breves anos, uma das cidades mais importantes da Europa onde afluíam, reis sem trono, governos e diplomatas no exílio, intelectuais, pintores, banqueiros, artistas de cinema e… espiões. Nesta conversa, falar-se-á ainda da Exposição do Mundo Português, inaugurada um dia após a queda da França, de Aristides de Sousa Mendes, de histórias de pessoas comuns que por aqui passaram no seu caminho para a Liberdade e de Vilar Formoso, Fronteira da Paz, um museu dedicado a toda esta temática.See omnystudio.com/listener for privacy information.
A vida de Henrique Galvão dava um filme: o oficial do exército que há 65 anos tomou o paquete “Santa Maria” e desafiou Salazar
Neste episódio, Margarida de Magalhães Ramalho e Lourenço Pereira Coutinho convidaram o advogado Francisco Teixeira da Mota, autor de “Henrique Galvão, um herói português”, para falar precisamente sobre esta personagem que, a 21 de janeiro de 1961, tomou o navio “Santa Maria”, com o objectivo de chamar a atenção da opinião pública internacional para a situação política portuguesa. Quem foi Henrique Galvão e como foi que passou de colaborador e apoiante do Estado Novo a seu opositor? Quais as suas ideias políticas e como foi que se relacionou com outras figuras da oposição, como o general Humberto Delgado? Por fim, quais os objectivos do assalto ao “Santa Maria”, como foi executado, e quais os resultados desta ação?See omnystudio.com/listener for privacy information.