Quer ter a mente calma? - Assista aula gratuita! 👇
https://calmadamente.com.br/
#filosofia, #sabedoria, #autoconhecimento, #pazinterior, #equilíbrio, #serenidade, #felicidade, #harmonia #motivaçãodiária, #aprendizado, #mindset, #crescimento, #amorfati, #mementomori, #marcusaurelius, #seneca, #zenao, #epiteto #paz, #mente, #calma, #poder, #felicidade, #meditacaoestoica, #chamadoestoico, #estoicismo, #estoico, #leosimão
Não te lamentes com o presente - Marcus Aurélius
Nas "Meditações", Marcus Aurélius oferece um profundo insight sobre a aceitação do destino e a conduta digna na vida cotidiana. Ele nos adverte contra o lamento pelas dificuldades presentes ou o temor do futuro, afirmando que tanto os eventos guiados pela sorte quanto os determinados pelo acaso estão sob a influência da Providência divina. Aurélius destaca a interconexão de todas as coisas na ordem universal e nos lembra de que somos partes integrantes dessa ordem. Ele encoraja a aceitação de tudo o que acontece, pois se é preservado para a natureza do universo, é também bom e útil para a nossa própria natureza. Além disso, Aurélius nos orienta a viver com dignidade, executando cada ação como se fosse a última, afastando leviandade, desvios passionais, hipocrisia e descontentamento, seguindo princípios que capacitam uma vida favorável e semelhante à dos deuses.
Leia o trecho abaixo:
Não te lamentes com o presente - Marcus Aurélius
Meditações livro II
“Não te lamentes com as dificuldades fixadas pelo destino no presente nem temas ou procures fugir do que para ti está reservado no futuro.
As obras dos deuses estão repletas de Providência. Mesmo os acontecimentos ditados pela sorte ou pelo acaso estão na dependência da natureza, a trama e o entrelaçamento deles são administrados pela Providência divina. Todas as coisas fluem daí; seja lá o que aconteça é tanto necessário como útil à ordem universal, da qual és uma parte.
E aquilo que é passível de ser preservado para a natureza do universo será bom e útil igualmente para a natureza de tua parte. A preservação do universo ocorre mediante a mudança dos elementos simples e mediante aquela das coisas compostas. Que isso a ti baste na qualidade de preceitos.”
5. Pensa firmemente a todo instante, como romano e homem, em realizar o que tens nas mãos com dignidade – ao mesmo tempo, estrita e sincera –, ternura, liberdade e justiça; ademais, confere a ti mesmo repouso no que se refere a todas as demais ideias. Porém, tu conferirás a ti repouso executando cada ação de tua vida como se fosse a última, afastando toda leviandade e desvio passional daquilo que a razão decide, bem como a hipocrisia, o egoísmo e o descontentamento com o quinhão que coube a ti. Vês quão poucos são os princípios cuja posse capacita alguém a viver uma vida que transcorre de modo favorável e semelhante à dos deuses; com efeito, os deuses nada exigem daqueles que dão atenção a tais princípios.
Convido todos a explorarem a filosofia estoica de Marcus Aurélius neste vídeo. Descubra como aceitar o destino e viver com dignidade pode transformar sua perspectiva e conduzir a uma vida mais plena. Inscreva-se no canal para mais ensinamentos estoicos, deixe seu like se apreciou a sabedoria de Aurélius e compartilhe este vídeo para inspirar outros a abraçarem a aceitação e dignidade em suas jornadas.