Quer ter a mente calma? - Assista aula gratuita! 👇
https://calmadamente.com.br/
#filosofia, #sabedoria, #autoconhecimento, #pazinterior, #equilíbrio, #serenidade, #felicidade, #harmonia, #mindfulness, #motivaçãodiária, #aprendizado, #mindset, #crescimento, #amorfati, #mementomori, #marcusaurelius, #seneca, #zenao, #epiteto #paz, #mente, #calma, #poder, #felicidade, #eudaimonia, #meditacaoestoica, #chamadoestoico, #estoicismo, #estoico, #leosimão
Neste episódio, Marcus Aurélius explora os princípios do estoicismo, enfatizando que o bem e o mal de uma pessoa não residem em suas emoções, mas sim em suas ações. Ele argumenta que a virtude e o vício estão intrinsecamente ligados ao que fazemos, não ao que sentimos. Além disso, o vídeo destaca a natureza efêmera da vida e a constante mudança que todos experimentam, comparando-a a diferentes estágios de crescimento e memórias. O autor nos lembra que, assim como a pedra lançada ao céu não pode evitar cair, a transformação e o fim de coisas em nossa vida não devem ser temidos, mas aceitos como parte natural do curso da existência.
Leia abaixo:
16. O bem e o mal do ser racional e social não estão no que ele sente, mas no que faz, assim como a sua virtude ou o seu vício tampouco estão no que ele sente, mas sim no que faz.
17. Para a pedra arremessada ao céu, cair não é um mal, nem se elevar é um bem.
18. Penetra na alma dos homens, até conhecer os seus princípios, e perceberá quais juízes você tem temido, assim como quais juízes eles são para si mesmos.
19. Tudo está em transmutação. Você mesmo se encontra numa alteração contínua e, em certo sentido, se decompondo; da mesma forma se dá com o universo inteiro.
20. Faz parte do seu dever deixar o pecado alheio onde ele já se encontra.
21. O fim de uma atividade, a cessação de um impulso ou de uma ideia, ou, por assim dizer, suas mortes, nada disso constitui um mal. Passa agora às idades, ou seja, à infância, à adolescência, à juventude, à velhice: toda a alternância de tais estados também é uma forma de morte. Isso é algo para se temer?
Passa agora à vida ao lado do seu avô, com a sua mãe e por fim com o seu pai. Ora, encontrando em tais memórias muitas outras destruições, transformações e encerramentos, pergunta a si mesmo se elas eram algo para se temer.
Da mesma forma, você tampouco terá algo para temer acerca das transformações em sua vida, ou mesmo do seu fim.
Convidamos você a se inscrever no nosso canal, curtir este vídeo e compartilhá-lo com seus amigos e seguidores. A sabedoria contida nas Meditações de Marcus Aurelius pode fornecer valiosas lições sobre como enfrentar as vicissitudes da vida com serenidade e equanimidade. Ajude-nos a disseminar esses ensinamentos inspiradores para que mais pessoas possam se beneficiar deles. Juntos, podemos cultivar uma mentalidade estoica que nos ajuda a prosperar em todas as circunstâncias. Seja parte dessa jornada de autodescoberta e crescimento.