Nossos sócios Luiz Eduardo Portella, Tomás Goulart e Sarah Campos debatem, no episódio de hoje, os principais acontecimentos da semana no Brasil e no mundo, como a melhora do cenário de COVID na Ásia e os impactos sobre a expectativa de crescimento, o possível platô de casos nos EUA, e o tão aguardado discurso do presidente do FED, Jerome Powell, em Jackson Hole, evento americano voltado para discussões sobre economia global. Em sua fala, Powell abordou a transitoriedade da inflação, o início do tapering (redução da compra de títulos por parte do FED), os dados de mercado de trabalho e a visão para os juros.
No Brasil, tivemos a evolução da decisão a respeito dos precatórios, com uma possível solução menos morosa, custosa e arriscada - via Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ou Senado, ao invés de PEC, o IPCA-15 de agosto, sinalizando uma inflação um pouco mais persistente do que se imaginava, e a possibilidade de uma crise hídrica resultante da falta de chuvas nos últimos meses desse ano.
Foi uma semana positiva para os mercados, com a bolsa brasileira subindo ao redor de 2,2%, dólar e juros futuros em queda. Na próxima semana, teremos a divulgação do PIB brasileiro do segundo trimestre, importante para entendermos a evolução da atividade econômica; e os dados de emprego americano (payroll), relevante para entender os próximos movimentos de política monetária. Não deixe de acompanhar o podcast pra ficar por dentro desses temas!