O CORPO ERÓTICO
Chegamos ao último episódio dessa temporada e espero que os conteúdos do Jardim das Delícias estejam fazendo sentido para o seu momento, assim como fizeram às mais de 2000 mulheres que foram alunas do curso. Para encerrar, escolhi falar sobre como despertar a capacidade inata que todas temos de viver eroticamente. Aqui, além de explicitar a importância de nutrir o corpo erótico, você vai entender como erotismo vai muito além de sexo, ele é, na verdade, uma fonte abundante e democrática de prazer e vitalidade que permeia todos os aspectos da nossa existência. Vou te convidar a explorar o que significa viver o erotismo para além da cama e como essa exploração pode transformar sua relação com o corpo e com o mundo, revelando uma forma de estar presente e de sentir profundamente a vida. Por fim, quero te agradecer por acompanhar esta temporada. A escolha de democratizar o acesso aos conteúdos do Jardim das Delícias só faz sentido porque você está aqui, usufruindo e se deleitando com o legado deste curso que, de alguma maneira, continua vivo e potente.
A BELEZA NEGADA
Neste episódio vamos esmiuçar um pouco mais as estratégias que o patriarcado utilizou para enfraquecer mulheres e afastá-las da luta por mais poder. Na aula "A Beleza Negada" adentramos em um tema que toca todas nós: a beleza. Vou te apresentar o conceito do "mito da beleza", que vem do livro homônimo de Naomi Wolf. Neste livro, a autora aborda como os padrões de beleza são usados contra as mulheres, associando cruelmente uma aparência supostamente "perfeita" com valor pessoal. Você vai compreender as armadilhas que te cercam e afetam diretamente sua relação com seu corpo, sexualidade e autoestima.
O CORPO NEGADO
Chegamos ao nosso segundo episódio e vamos revisitar uma das aulas mais impactantes do Jardim das Delícias. "O Corpo Negado" é uma viagem pela história do corpo, mas através de uma perspectiva que você provavelmente não aprendeu na escola, a das mulheres. Você vai entender como o corpo e o poder da sexualidade das mulheres foram sistematicamente negados, contidos e controlados ao longo da história ocidental, através de estratégias de dominação patriarcal que nos condicionaram a nos distanciar do corpo e do gozo que podemos. Não é novidade para ninguém que muitas mulheres tenham relações problemáticas com o próprio corpo, mas para muitas é novidade o fato de que isso não é uma falha individual e sim um sintoma coletivo, entender um pouco mais desse processo, além de acolher as sensações de inadequação e falta, nos dá a consciência e a revolta necessária para nos libertar das cobranças absurdas que ainda pairam sobre nós.
O CHAMADO DA MULHER SELVAGEM
No primeiro episódio desta temporada pocket do Podcast Lasciva Lua, te convido a mergulhar numa das aulas mais especiais do Jardim das Delícias: O chamado da mulher selvagem. Inspirada no clássico "Mulheres que Correm com os Lobos" da psicóloga junguiana Clarissa Pinkola Estés, esta aula fez sucesso entre as alunas e não por acaso era a porta de entrada para o curso. Nesse episódio introduzo o conceito da mulher selvagem - mesmo que você não tenha lido o livro, suspeito que essas duas palavras ressoam dentro de você. Isso porque, segundo Clarissa, a Mulher Selvagem não é só um conceito, é uma imagem arquetípica. Ela representa a parte de nós que não foi subordinada, que não foi domesticada. Por isso, é a parte que se inquieta, que se revolta, que reivindica o que quer e precisa - e que nos dá força para buscar e se manter firme na busca.
O MITO DA MULHER QUE DÁ CONTA DE TUDO com Lia Bock
Eu aposto que se eu te perguntar se você está cansada, existe uma grande probalidade da resposta ser sim. Viver no mundo de hoje não é nada fácil e existem muitos (muitos mesmo) pratinhos para equilibrar. E eu vou te contar uma coisa: é impossível não deixar nenhum cair. Pelo menos de vez em quando. No episódio sobre o mito da mulher que dá conta de tudo eu converso com Lia Bock. Uma mulher multipotencial e, como ela mesma se define, criadora de faíscas, mãe, mega criativa e também cansada. Como eu já falei, quem não? E ta tudo bem. Esse episódio caiu como uma luva no momento que vivo agora. As sugestões lascivas foram o livro “A Máquina do Caos: como as redes sociais reprogramaram nossa mente e nosso mundo” de Max Fisher e também o livro “Burnout: O segredo para romper com o ciclo de estresse” de Emily e Amelia Nagoski.