Rui Cardoso: “Com a ideia de ocupar Gaza, Netanyahu ensaia uma fuga para a frente e vai direito ao precipício ou a uma parede”
O adiamento da reunião do Gabinete de Segurança mostra que o plano do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, para uma ocupação total de Gaza está a encontrar resistência, sobretudo junto da liderança militar. Mas o governo não desistiu da ideia. Onde estamos? Para onde vamos? À procura de respostas, conversamos com o comentador da SIC Rui Cardoso.See omnystudio.com/listener for privacy information.
Caetana, a jovem militante do Chega que figura num relatório sobre a extrema-direita espanhola
A ONG norte-americana “Projeto Global Contra o Ódio e o Extremismo”, na sequência dos confrontos em Múrcia no mês passado, produziu um relatório onde dá a conhecer os diversos grupos de extrema-direita espanhola. A um desses grupos está ligada uma dirigente da Juventude do Chega que estuda em Madrid. Hugo Franco leu o relatório e é com ele que falamos neste episódio.See omnystudio.com/listener for privacy information.
Henrique Cymerman: “A guerra devia ter acabado há meses. Há muitos israelitas que pensam que o que está a acontecer em Gaza é inaceitável”
A comunidade internacional pressiona o governo israelita a resolver a crise humanitária em Gaza e o correspondente da SIC em Telavive garante que, nesse aspecto, a própria opinião pública israelita deseja o mesmo. Cymerman defende que a guerra já devia ter terminado em março e alerta para o anti-semitismo que está a crescer.See omnystudio.com/listener for privacy information.
☀️ Vem aí mais calor e um risco ainda maior de incêndios. Mário Marques defende a criminalização da negligência
Depois de uma relativa acalmia, as previsões apontam para mais calor já a partir deste fim-de-semana. Os termómetros vão voltar a superar os 40º em vários distritos do país. Repomos o episódio de quarta-feira para lembrar que o risco de incêndios aumenta, mas nenhum fogo começa sem ignição, muitas vezes fruto de negligência. O climatologista Mário Marques defende que é preciso pensar em criminalizar essa negligência como forma de diminuir o número de fogos.See omnystudio.com/listener for privacy information.
Há lar e lar, há abrir e fechar. Metade dos lares de idosos são ilegais
Existem menos de três mil estruturas residenciais para idosos em Portugal, segundo os dados oficiais mais recentes. E a Associação do sector estima que existam mais de três mil lares ilegais em todo o país. O ministério da Segurança Social diz que o número está estabilizado, investigadores e associações dizem que está a crescer. Neste episódio, conversamos com a jornalista Helena Bento.See omnystudio.com/listener for privacy information.